sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DICAS PARA ENCAIXOTAR

[ad]Dicas para encaixotar e sugestões de como organizar e empacotar durante a sua mudança. Regra numero um: antes de arrumar tudo, reduza! Você tem certamente em sua casa actualmente muitas coisas que já não usa ou já não precisa. Livros e revistas que já não vai reler; roupas que já não veste e utensílios que já não usa.
Dicas para encaixotar
A nossa primeira de várias dicas de encaixotar é que muitos destes pertences podem ser úteis a outras pessoas ou instituições de caridade, que podem inclusive ir busca-los a sua casa. Alguns deles podem até ter algum valor de mercado, podendo por isso ser vendidos. Você acaba por ganhar com isso: vende o que puder, dá o que não quiser, deixando assim de transportar o que não irá utilizar, aproveitando assim a excelente oportunidade de reduzir a bagagem e de renovar. As excepções poderão ser as toalhas, os lençóis e panos de cozinha velhos: ao invés de dá-los, considere a hipótese de os aproveitar para embrulhar os seus bens mais frágeis.
Dicas para empacotar e encaixotar desde cedo
comece a faze-lo assim que tiver a firme decisão de se mudar, começando umas semanas antes da data da mudança. Mesmo que more sozinho num apartamento de um só quarto, pode surpreender-se com a árdua tarefa que é reunir e guardar tudo o que lhe pertence. Existem muitas pessoas que caem no erro de pensar que podem fazer tudo na véspera, ou no próprio dia, com ajuda de uma equipa de mudanças, e que acabem por sofrer enormes atrasos e grandes decepções.
Comece pelos seus pertences menos importantes e menos utilizados
Se contratar uma empresa de mudanças, verifique se lhe podem fazer o embalamento e encaixotamento, deixando para eles todos os pertences menos frágeis, tais como moveis e electrodomésticos. Tudo o resto, pode ir embalando e colocando dentro de caixas e sacos. Se optar por fazer tudo sozinho, tome note das dicas para encaixotar e embalar, pois ser-lhe-ão muito úteis.
Não empacote antes do tempo nenhum bem que ainda precise de usar
Planeie a tarefa de empacotamento com muito cuidado, pensando sempre numa linha temporal. Até que chegue a hora de se ir embora, poderá vir a precisar de alguns dos seus utensílios de cozinha, de medicamentos, de ração para os seus animais de estimação, e de uma caixa de ferramentas para desmontar os seus moveis, de fitas adesivas, de produtos de higiene pessoal, de carregadores para o telemóvel ou portátil, ou de muitas outras coisas mais.
Empacote numa caixa à parte um kit de bens de primeira necessidade
Quando chegar à nova morada, irá precisar de bastante coisas logo de imediato: toalhas de rosto, panos de cozinha, rolos de papel higiénico, sabonetes, detergentes para as limpezas, caixa de ferramentas, carregadores, louças para fazer as suas refeições, ração para os animais, lâmpadas para os candeeiros, talvez um estojo de primeiros socorros, etc. A grande maioria destes pertences, são também os mesmos que irá precisar deixar à mão antes de sair da sua casa antiga. Por esse motivo, será muito mais fácil deixa-los à mão, todos dentro de uma só caixa, que deve ser manuseada com especial atenção. Não esqueça porem, de colocar numa caixa, alguns alimentos e bebidas com os quais possa fazer um lanche ou uma pausa na sua nova morada. Esta é outra das dicas de mudanças de como encaixotar coisas úteis, neste caso alimentos, que muita falta lhe farão, se não os deixar à mão. À sempre quem se esqueça deste item tão importante.
Proteja os seus objectos mais frágeis
Esta é a ultima das nossas dicas de como encaixotar: loiças, decorações, aparelhos electrónicos e outros itens que possam ser facilmente quebráveis, precisam de ser armazenados com todo o cuidado, a fim de reduzir a sua movimentação dentro das caixas onde são transportados, já que a possibilidade de pressão externa poderá amassá-los, aumentando assim a tolerância aos impactos. Lençóis e cobertores velhos, panos e toalhas de cozinha, plástico bolha, bolinhas de esferovite, folhas de jornais amarrotadas e outros materiais podem ajudar bastante nesta tarefa de mudanças. Depois de encaixotadas, identifique cada caixa como sendo “Frágil”, preferencialmente com uma cor e tamanho de letra que se destaquem.[ad]

Nenhum comentário:

Postar um comentário